Um livro extraordinário
SHAKE HANDS WITH THE DEVIL, é um livro da autoria do Tenente General Roméo Dallaire, um oficial Canadiano, que comandou a missão das Nações Unidas no Rwanda em 1994.
Em 100 dias - entre 6 de Abril e 16 de Julho 1994 - um número estimado de 800 000 homens, mulheres e crianças foram brutalmente assassinados no obscuro Rwanda em África. As victimas - muitas assassinadas com machados - eram Tutsi e Hutsus moderados que as apoiavam.
Um homem foi designado pelas Nações Unidas com a missão de assegurar que a paz era mantida no Rwanda - O Canadiano Tenente General Roméo Dallaire. Mas sem apoio do Quartel General das Nações Unidas e do seu Conselho de Segurança em New York, Dallaire e os seus poucos soldados foram incapazes de parar o genocidio.
Depois de dez anos de tortura mental, revivendo os horrores diários e mais de uma tentativa de suicídio, Roméo Dallaire expos tudo o que lhe vai na alma num extraordinário livro, Shake Hands With The Devil.
Dallaire está convencido de que com alguns milhares de tropas, podia ter parado o genocidio. A sua impotência, na altiura de uma crise extrema, pesa ainda na sua consciencia.
Sem comentários:
Enviar um comentário