quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Farol do Topo

O Farol da Ponta do Topo localiza-se na Ponta do Topo, extremo sueste da ilha de São Jorge, Açores. A sua lanterna está situada a 58 metros acima do nível do mar.

O farol tem o número nacional 772 e o número internacional D-2680 e é constituído por uma torre cilíndrica branca de 3 metros de altura, com edifícios anexos, encimada pela estrutura óptica, a qual, em conjunto com a torre e o edifício sobre o qual assenta, perfaz 16 metros de altura total. Tem um alcance luminoso de 20 milhas náuticas, sendo o seu sistema iluminante constituído por um pedestal rotativo com ópticas seladas funcionando com as seguintes características – Fl(3) 20s58m20M.

NRP António Enes

A NRP António Eanes (número de amura F471) é uma corveta da classe João Coutinho que entrou ao serviço na Marinha Portuguesa a 18 de Junho de 1971. Foi baptizada em homenagem a António José Enes (1848-1901), antigo comissário régio em Moçambique. O navio desempenhou várias missões em África nas ex-possessões portuguesas de Moçambique, Angola, Guiné e Cabo Verde. Após a Guerra Colonial Portuguesa foi progressivamente atribuída alternadamente a missões de vigilância, busca e salvamento e fiscalização das águas territoriais e ZEE.

Farol das Contendas


Alcance Luminoso (milhas): 23

Altitude (m): 54

Altura da Torre (m): 13

Ano de Estabelecimento: 1934

Estrutura: Torre quadrangular branca com edifício anexo.

Latitude: 38º 38.6´norte

Localização: Ponta das Contendas, ilha Terceira.

Longitude: 27º 05.1´oeste

Luz: Branca

Sistema Iluminante: Óptica em cristal, direccional rotativa.


domingo, 20 de dezembro de 2009

Botes baleeiros

Bote baleeiro é um tipo de pequenas embarcações, com propulsão mista a remo e à vela, muito rápidas, ligeiras e manobráveis, que foram utilizados na caça à baleia a partir de navios-mãe (como os baleeiros da Nova Inglaterra) ou a partir de estações costeiras (como foi comum nos Açores até 1986). Embora abusivamente, o nome estendeu-se às baleeiras, nome comum porque são conhecidas as embarcações de emergências utilizadas para evacuar um navio em perigo.

Características

Devido à necessidade de velocidade e manobrabilidade, os botes baleeiros eram construídos com madeiras leves e tinham um perfirl afilado por forma a obter um bom desempenho hidrodinâmico. Em geral sentavem de 6 a 8 remadores e eram governados fazendo uso de uma esparrela que era empunhado pelo mestre à popa. O trancador, ou arpoador, ia à proa, de onde arremessava um longo arpão em ferro, com barbilha, encavado num cabo feito numa madeira pesada.

Barco de Pesca de boca aberta

Caravela