domingo, 27 de março de 2011

N. R. P. TRIDENTE


O submarino NRP Tridente da Marinha de Portugal, adquirido da Alemanha, chegou à Lisboa na última segunda-feira (02), recebido com o tradicional cerimonial naval, que incluiu a apresentação da bandeira nacional.
A embarcação fará parte da Esquadrilha de Submarinos, sediada na Base Naval de Lisboa. As instalações ocupadas pelo grupo estão sendo reformadas, e sua reinauguração deve acontecer dia 8 de setembro.
O NRP Tridente é o primeiro dos dois submarinos do tipo U209PN comprados para substituir os quatro da Classe Albacorra de origem francesa, adquiridos pelo governo de Salazar nos anos de 1960. Ele é fabricado pela HDW, tem propulsão convencional híbrida diesel/elétrica, capacidade de navegar a 20 nós submerso e alcança distâncias de até 11 mil milhas náuticas. Sua tripulação, de 33 pessoas, é composta por sete oficiais, dez sargentos e 16 praças, e seu armamento principal é integrado por seis mísseis Harpoon UGM 84 e dez torpedos. A segunda unidade, batizada de NRP Arpão, está sendo construída e deve ser lançada ao mar ainda este ano.

Fonte: Tecnologia&Defesa