sexta-feira, 4 de junho de 2010

O JUDO

O que é o Judo?
O Judo é um desporto Olímpico de elevado valor educativo.

O praticante de Judo (judoca), para além de melhorar a sua condição física, contacta com os princípios éticos próprios da modalidade, aprende a competir respeitando regras e respeitando os adversários, adopta comportamentos que o valorizam humana e socialmente.

O Judo, enquanto desporto de combate, tem por objectivo vencer o adversário através da utilização de técnicas de projecção, técnicas de imobilização, técnicas de luxação da articulação do cotovelo e técnicas de estrangulamento.

A prática do Judo desenvolve altos níveis de resistência, força e flexibilidade, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição motora de técnicas eficazes de defesa.

O Judo é um desporto olímpico, um estado de espírito, uma filosofia de vida, uma actividade de manutenção, um método de ensino, uma arte marcial.

Código Moral do Judo
Amizade
Auto-controlo
Cortesia
Coragem
Honra
Modéstia
Sinceridade

Bote Baleeiro


Bote baleeiro é um tipo de pequenas embarcações, com propulsão mista a remo e à vela, muito rápidas, ligeiras e manobráveis, que foram utilizados na caça à baleia a partir de navios-mãe (como os baleeiros da Nova Inglaterra) ou a partir de estações costeiras (como foi comum nos Açores até 1986). Embora abusivamente, o nome estendeu-se às baleeiras, nome comum porque são conhecidas as embarcações de emergências utilizadas para evacuar um navio em perigo.

Devido à necessidade de velocidade e manobrabilidade, os botes baleeiros eram construídos com madeiras leves e tinham um perfirl afilado por forma aobter um bom desempenho hidrodinâmico. Em geral sentavem de 6 a 8 remadores e eram governados fazendo uso de uma esparrela que era empunhado pelo mestre à popa. O trancador, ou arpoador, ia à proa, de onde arremessava um longo arpão em ferro, com barbilha, encavado num cabo feito numa madeira pesada.

O Cockpit do ATP CS-TGN da SATA Air Açores