quinta-feira, 14 de abril de 2011

10 RAZÕES PARA PRATICAR JUDO

Quais os objetivos a alcançar na prática do Judo?

Por que os pais devem inscrever os seus filhos?

10 Razões para Praticar Judo

Sabendo que o Judo é uma prática desportiva com um carácter formativo bem vincado, que o Judo contribui para o desenvolvimento social e emocional dos jovens, visto a sua prática estar recheada de importantes valores morais, apresentamos 10 fortes razões para iniciar a prática do Judo:

1- Os jovens no Judo aprendem a relacionarem-se entre si, adquirindo atitudes de solidariedade, colaboração e tolerância, cumprindo e fazendo respeitar os princípios e valores subjacentes da ética e verdade desportiva. O respeito intransigente da integridade física do opositor/companheiro está adjacente, e revela-se como prioridade nesta modalidade.

2- O judoca, através da prática, aprende a ser disciplinado, a confiar em si próprio, a adquirir auto-controlo e auto-estima, a adaptar-se a novas situações e dificuldades (autonomia), a cooperar, a ceder e a resistir, mas também a ensinar (os principiantes e os menos dotados), a realçar e a valorizar os progressos, tal como o esforço pessoal, a encarar com modéstia as "vitórias" e a reflectir sobre os momentos menos bons.

3- Com a prática do Judo desenvolvem-se as capacidades físicas (condicionais e coordenativas). A força, flexibilidade, coordenação e destreza, associadas à resistência e velocidade, contribuem decisivamente, a par da aquisição progressiva das competências técnicas, para o desenvolvimento psicomotor do jovem e para o êxito desportivo desta modalidade.

4- No Judo promove-se, de forma multilateral, todos os segmentos corporais, implicando, entre outros, o fortalecimento equilibrado da musculatura postural, o desenvolvimento do sentido de equilíbrio dinâmico e do desequilíbrio controlado.

5- A prática do Judo promove a definição da lateralidade em jovens com hesitações na mesma (sinal de imaturidade psicomotora), abrindo o caminho para uma especialização hemisférica das aferências sensitivo-sensoriais, possibilitando o desenvolvimento da motricidade fina (essencial nas pegas). Esta, quando solicitada, exige um bom controlo respiratório. O jovem aprende a coordenar os movimentos tóraco-abdominais, a solicitar a respiração nasal e bucal, de forma coordenada e eficiente.

6- O praticante de Judo aprende a superar situações de insegurança e de medo do contacto físico, inatas ou decorrentes de desvantagens temporárias relativamente ao seu opositor/companheiro. Essas situações, características dos desportos de combate, devem ser entendidas de forma positiva e salutar, já que permite a aquisição e reforço dos sentimentos de auto-confiança e auto-estima.

7- Com a prática do Judo promove-se, junto das crianças e jovens, a aquisição de hábitos de higiene (ex: higiene pessoal e no local de prática e com o equipamento) e aprende-se a valorizar a actividade física desportiva como fonte de prazer e meio de prevenção da doença, associada ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida.

8- O Judo é também uma excelente actividade para os mais introvertidos, pela estreita relação social que se verifica entre os praticantes, independentemente das suas competências e tempo de prática (todos cooperam, todos interagem, participam e contribuem para o êxito individual e grupal nas tarefas).

9- Paradoxalmente, o Judo é indicado também para os mais agressivos, visto funcionar como um excelente "escape" das tensões acumuladas e rebeldia dos jovens. Contrariamente aos outros desportos de combate, o Judo não promove a agressividade mas canaliza-a para a combatividade leal.

10- A prática desta modalidade, em termos cognitivos, favorece a atenção, concentração, reflexão mental e a criatividade das crianças e jovens, capacidades necessárias à aquisição das habilidades técnicas e da construção da estrutura táctica, indispensáveis para a evolução de qualquer judoca assim como para a realização de outras tarefas diárias.


Sem comentários: