domingo, 10 de abril de 2011

Pandur II

O ministro da Defesa, Severiano Teixeira, afirmou em Benavente, durante a cerimónia de entrega das primeiras nove viaturas blindadas "Pandur II" ao exército, que se assistia a um "novo ciclo histórico" no reequipamento das Forças Armadas.
O governante recordou que as "Pandur" vão substituir as viaturas "Chaimite", ao serviço do Exército nos últimos 40 anos, e que passaram por teatros operacionais tão distantes como a Guerra de África, Bósnia, e até como símbolo do 25 de Abril.

Depois de destacar a "versatilidade, segurança, capacidade e adaptação" das viaturas blindadas às novas missões do Exército, disse que estes equipamentos são "símbolos do novo espírito" exigido pelas novas missões internacionais das Forças Armadas ao lado dos aliados da UE e da NATO. Severiano Teixeira reiterou que a Lei de Programação Militar (LPM) está em desenvolvimento e que o governo continua "profundamente empenhado" na modernização das Forças Armadas.

O custo total das 260 viaturas ascende a 344,211 milhões de euros, para além de outros 20 milhões de euros em contrato de sobressalentes.

O programa de aquisição destas 260 novas viaturas "Pandur", 20 das quais para a Armada, inscrito na Lei de Programação Militar, tem como finalidade "dotar o Exército e a Marinha de viaturas modernas, com elevada capacidade e versatilidade de emprego operacional e níveis adequados de segurança e protecção".

As novas viaturas aerotransportadas blindadas, para além de modernizarem as Forças Armadas, vão permitir a "racionalização dos meios e uma efectiva capacidade de combate em todo o tipo de missões", de acordo com o ministério da Defesa.

Este tipo de viaturas, em 16 versões diferentes, "habilitam Portugal a participar com os seus aliados em operações conjuntas e combinadas, com meios idênticos em tecnologia e capacidade operacional", sublinhou o governante.

Fonte : Lusa & Forum Defesa

Sem comentários: